04 de outubro 2019 – Gazeta Livre
Sérgio Americano Mendes, Felipe da Mata e Lucas Galuppo, conhecidos defensores do meio ambiente, entraram, há alguns meses, com uma queixa na ARSAE (Agência Reguladora de Serviços de Água e Esgoto) alegando que a COPASA cobrava a taxa de esgoto dos moradores mas jogava os resíduos, sem tratamento, nos riachos de Nova Lima.
O Diretor da ARSAE, Dr. Antonio Claret, determinou a abertura de processo administrativo para apuração dos fatos apontados na denúncia.
A ARSAE concluiu, ao final do processo administrativo, que as denúncias apresentadas eram procedentes e acaba de DETERMINAR a suspensão da cobrança da Taxa de Tratamento de Esgoto no bairro Vale do Sereno, vigorando a partir desta data.
Numa segunda etapa do processo será possível a devolução dos valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos.
Serão beneficiadas cerca de 6 mil famílias que residem na região e cujo esgoto deveria ser tratado na ETE do Vale do Sereno.
Sérgio Americano Mendes declarou que “acabou a era da irresponsabilidade, iremos apurar se este abuso ocorre em outros bairros e outras cidades de Minas”.
Já Felipe da Mata disse que “não é possível admitir que a estatal COPASA cobre por serviços não prestados impunemente”.
Lucas Galuppo, por outro lado, declarou que “só resta agora á COPASA cumprir a determinação da ARSAE ou recorrer ao Judiciário”
Fonte e foto: Gazeta Livre