Sérgio Americano Mendes é um ativista com larga experiência no combate às mordomias de políticos e ao desperdício de recursos públicos.
Em 2010, foi um dos fundadores da Amavise e em seguida do RenovaLima, movimentos que desempenham importante papel na luta contra o nepotismo, o desperdício dos recursos públicos e o aumento de impostos na região metropolitana de Belo Horizonte. Sérgio sempre incentivou a participação do cidadão comum na política a fim de renovar o atual quadro político com pessoas capacitadas, experientes e compromissadas.
Em 2018, foi integrante da Bancada Lava-Jato, movimento idealizado por policiais federais para eleger deputados federais e estaduais em todo o Brasil com experiência prática na luta contra a corrupção e na melhoria da segurança pública.
Juntamente com centenas de militantes voluntários, e contando com o importante apoio pro bono de advogados famosos, Sérgio liderou várias lutas, conseguindo importantes vitórias em benefício da comunidade:
2004: Impediu na Justiça, em parceria com a advogada Andréia Vaz de Mello Mendes, a criação do “seguro da cerca elétrica”, taxa que o prefeito Fernando Pimentel, de Belo Horizonte, pretendia cobrar dos imóveis que instalassem o dispositivo.
2005: Fez campanha pelo NÃO no Referendo Popular que foi realizado em 23 de outubro de 2005. O não foi vencedor do Referendo obtendo 63,94% dos votos e sacramentou o repúdio da população Brasileira contra o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) proposto pelo Governo Lula.
2007: Testemunhou, em processo movido pelo MP-MG que acusava o CDL e a Prefeitura de Belo Horizonte, gestão de Fernando Pimentel, de superfaturamento de 300% na compra de câmeras de monitoramento para as ruas da cidade.
2011: Impediu na Justiça, em parceria com o advogado Silvio Cupertino, o leilão de uma área pública no bairro Vila da Serra, originariamente destinada a ser uma praça.
2014: Apresentou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) relatórios apontando irregularidades na prestação de contas do prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani.
2015: Apresentou ao TCE-MG relatórios apontando irregularidades na prestação de contas do presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Nélio Aurélio.
2015: Impediu na Câmara Municipal de Nova Lima, com o apoio da maioria dos vereadores, o aumento de até 500% no IPTU proposto pelo prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani
2016: Derrubou na Justiça, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a cobrança da Taxa de Limpeza Pública cobrada pela Prefeitura de Nova Lima
2017: Impediu na Justiça, em parceria com o advogado Silvio Cupertino, a doação onerosa de uma área pública de 24 mil m² na Vila da Serra pelo prefeito de Nova Lima, Vitor Penido.
2017: Derrubou na Justiça, em parceria com o advogado Arthur Guerra, o aumento de até 700% no IPTU proposto pelo prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, e aprovado pelos vereadores.
2018: Demitiu na Justiça, em parceria com o advogado Lucas Galuppo, o filho do prefeito Vitor Penido por nepotismo, este, posteriormente, conseguiu uma liminar com efeito suspensivo. A ação judicial ainda aguarda sentença.
2019: Pediu, em parceira com o advogado Lucas Galuppo, a cassação do Vereador José Guedes por falta de decoro parlamentar. O Vereador agrediu com ofensas verbais um simples líder comunitário durante sessão da Câmara Municipal de Nova Lima. O Vereador acabou sendo absolvido pelos colegas por 4 x 5.
2020: Conseguiu na ARSAE, em parceria com o advogado Lucas Galuppo, a devolução da cobrança indevida da taxa de esgoto da COPASA para milhares de consumidores de Nova Lima. Foi provado que a COPASA cobrava a taxa de esgoto, mas não fazia o tratamento do mesmo.
Nova Lima
Sérgio reside em Nova Lima, importante cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, a qual escolheu para morar e educar seus filhos. Em Nova Lima iniciou seu ativismo político ao descobrir as mazelas dos políticos que somente atuam em benefício próprio, deixando a população carente da cidade sem acesso aos benefícios das enormes riquezas locais.
Segurança e desenvolvimento para o interior
Sérgio cresceu no norte de Minas e é descendente de famílias com raízes antigas em Taiobeiras, Salinas, Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso, sempre lutou pela bandeira da emancipação política da região desde sua saída da faculdade de engenharia.
Crescimento sustentável para a região metropolitana
A falta de responsabilidade de alguns prefeitos e vereadores de cidades da região metropolitana estão multiplicando o caos.
Ações impensadas ou motivadas por interesses econômicos suspeitos em cidades como Nova Lima, Contagem e Ribeirão das Neves provocam reflexos em toda a região metropolitana, prejudicando o trânsito, o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores.
Videobiografia de Sérgio Americano Mendes