fbpx

DataTempo/Quaest aponta Wesley de Jesus na liderança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A disputa nas Eleições 2020 de Nova Lima continua acirradíssima. É o que mostra a Pesquisa DataTempo/Quaest realizada na cidade entre os dias 3 e 5 de outubro em que mostra o vereador Wesley de Jesus (DEM) liderando numericamente a corrida pela Prefeitura de Nova Lima, com 22% das intenções de voto.

Com uma margem de erro de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) aparece em segundo lugar, mas bem próximo do primeiro colocado, já que tem 16% das intenções de votos no levantamento.

O mesmo acirramento na disputa eleitoral pode ser visto nas demais colocações. O atual vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), que tem 13% dos votos no município empatado tecnicamente com Carlinhos Rodrigues. Outro empate técnico é visto entre Dieguez e o advogado Dr. Juarez (Solidariedade), que tem 11% das intenções de votos, no quarto lugar na pesquisa. O candidato Soldado Flávio de Almeida (PT) ocupa a quinta colocação, com 6%, também empatado tecnicamente.
Com 1% das intenções de voto, estão Jobert Jobão (UP) e Sergio Americano Mendes (Podemos). No total, 13% dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém ou optariam por votar em branco ou nulo, e 18% deles não souberam ou não responderam.

Espontânea
a pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o ranking não teve grandes alterações.

Wesley de Jesus aparece novamente na frente, numericamente, com 13% das intenções de voto. Mais uma vez, ele aparece empatado tecnicamente com Carlinhos Rodrigues, que soma 10%. Carlinhos também está empatado com o terceiro colocado, João Marcelo Dieguez, que conta com 9% dos votos. Dieguez empata com Dr. Juarez, com 6% no levantamento.
Soldado Flávio de Almeida (PT) tem 2% do eleitorado, e o postulante Jobert Jobão soma 1%. O empresário Sergio Americano Mendes não conseguiu 1% na pesquisa espontânea, e 3% dos entrevistados disseram que votariam em outros candidatos. Brancos, nulos e entrevistados que não votariam em ninguém somam 12%. Os que não sabem ou não responderam, 43%.

Rejeição
Carlinhos Rodrigues é o candidato com a maior rejeição entre os sete: 14% dos eleitores não votariam no político. Em segundo lugar aparecem Wesley de Jesus e Soldado Flávio de Almeida, ambos com 12% de rejeição. Com 9% de rejeição está Sergio Americano Mendes. Dois candidatos são rejeitados por 8% do eleitorado cada: Jobert Jobão e Dr. Juarez. João Marcelo Dieguez aparece com 5% de rejeição na pesquisa.

Ao todo, 4% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos, e 6% afirmaram que não votariam em nenhum deles. Além disso, 21% das pessoas não souberam ou não responderam a pesquisa.

Fonte: Jornal O Tempo

Sete candidatos disputam a gestão de Nova Lima
A movimentação política estava tranquila até o fechamento da escolha dos pré-candidatos, mas o cenário modificou com a entrada do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT).

Até o fechamento do prazo para a definição de coligações e escolha dos candidatos, no dia 16 de setembro, Nova Lima tinha sete chapas de pré-candidaturas definidas. Agora, estes pré-candidatos terão até o próximo dia 26 de setembro, para constar no Sistema de Registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O desafio dos 73.621 eleitores de Nova Lima é escolher entre estes postulantes o substituto do atual prefeito Vitor Penido de Barros (DEM), que completa o seu sexto mandato no Executivo.
Durante o período de formação de chapa, a polarização estava entre dois jovens pré-candidatos: o atual vice-prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania) e vereador Wesley de Jesus (DEM). Ao mesmo tempo, Dr. Juarez (Solidariedade) e Flávio Almeida (PT) ja se posicionavam com a pré-candidaturas. A novidade foi a entrada do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) na disputa, que até então era considerado inelegível, mas uma decisão do TSE deu abertura para o registro da sua candidatura.

Definição das Chapas
O atual vice-prefeito João Marcelo Dieguez encabeça a disputa pelo Cidadania, tendo como vice o dentista Diogo Ribeiro, do mesmo partido. João Marcelo tem o apoio do PSDB, PSB e Patriota.

Já o vereador Wesley de Jesus (DEM) e o presidente da Câmara Fausto Niquini (PSD), formam uma coligação apoiada pelo prefeito Penido. Conta com o apoio dos partidos: PTB, PMN, PP PMB e MDB.

O Solidariedade formalizou o ex-juiz Dr. Juarez Azevedo, em uma chapa apoiada pelo PL, Avante e PSL, e o vice Aquiles Ribeiro da França (PSL), o “Quilim”.

Pelo Podemos, a chapa é “puro sangue” com o candidato e empresário Sérgio Americano e o vice é Robinho Ramos, do mesmo partido.

O pré-candidato do PC do B Nélio Aurélio retirou sua candidatura na reta final por falta de apoio.

Já pelos partidos considerados do grupo de esquerda a Unidade Popular (UP) e o PSOL têm como pré-candidatos Jobert Jobão e Roberta Zanon, res­pectivamente. Prometem uma chapa com uma administração conjunta na cidade. O cabeça de chapa ficou com Jobert Jobão e Roberta Zanon como vice.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem como pré-candidato o vereador Soldado Flávio Almeida e a vice é a microempresária Júlia Giovanni.

Wesley de Jesus (DEM)
Nascido em Nova Lima, Wesley de Jesus é advogado e tem 34 anos. Morou no Matadouro e, desde os 3 anos de idade, mora no bairro Galo, também em Nova Lima. Sempre estudou em escola pública, tendo passado pela E.M. David Finlay, E.E. Deniz Vale, E.E. João Felipe da Rocha e SENAI. Cocluiu a faculdade de direito com bolsa de estudos Integral pelo ProUni.

Foi presidente da Associação Comunitária do Galo por 12 anos, conseguindo realizar muitas ações e transformações no bairro. Wesley também atuou como chefe de gabinete do então deputado Federal Vitor Penido, com quem trabalhava desde 2008. Em 2012, aos 26 anos de idade, foi candidato a vereador pela primeira vez e obteve 732 votos, ficando como suplente.
Em 2016, candidatou-se novamente a vereador sendo eleito com o maior número de votos da história de Nova Lima, 2290. Um dos mais atuantes na Câmara, onde apresentou projetos importantes, foi líder de governo e sempre esteve ao lado do Prefeito Vitor Penido para colocar a cidade em ordem e garantir as conquistas que o município teve nesse mandato.

Sérgio Americano Mendes (Podemos)
O empresário Sérgio Americano Mendes é o pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Nova Lima, e seu vice é Robinho Ramos. Sérgio é empresário, casado com a advogada Andréia e pai de dois filhos – Lucas e Sofia. Conquistou, em concursos públicos, os títulos de Professor da Escola de Engenharia da UFMG e Perito Criminal. Morador do Vila da Serra, é fundador dos movimentos AMAVISE e RENOVALIMA, entidades que desempenham importante papel na luta contra o nepotismo, os privilégios da classe política, o desperdício de recursos públicos, o excesso de assessores e o aumento de impostos em Nova Lima.

Em sua plataforma de campanha, Sérgio “defende uma prefeitura voltada para o cidadão comum, resolvendo os graves problemas da cidade na habitação, saneamento, trânsito e meio ambiente, burocracia, geração de empregos e verticalização abusiva.” E a economia “na excessiva contratação de comissionados, nos gastos abusivos destinando recursos públicos para a solução dos graves problemas de Nova Lima”.

Ele tem atuado na política do município nos últimos anos, e em 2018, disputou as eleições como candidato a deputado estadual pelo Partido Novo.

Jobert Jobão (PSOL)
O candidato Jobert Jobão definido pelo PSOL é nascido e criado em Nova Lima, no Bairro Rosário. Tem 37 anos de idade e trabalha como eletricista na Cemig desde os 17 anos. É formado em psicologia pela PUC-Minas, casado e pai de uma filha de 4 anos.

Jobert Jobão é atuante nas lutas dos trabalhadores da Cemig, foi sindicalista de 2009 a 2017. Em Nova Lima, atua desde 2012 na luta por moradia junto a famílias vulneráveis, sendo este um dos principais problemas sociais do município. É conselheiro municipal de habitação de interesse social e tem grande experiência em negociações coletivas.
A vice, que o PSOL está chamando de “co-prefeita”, é Roberta Zanon, professora da rede pública de ensino, casada e mãe de um filho de 4 anos. Roberta é atuante na luta por educação de qualidade, tem experiência desde o movimento estudantil até a experiência sindical, defendendo os direitos dos educadores e educadoras, os direitos dos estudantes e mais investimentos na educação.

Carlos Roberto Rodrigues (PDT)
O ex-prefeito Carlos Roberto Rodrigues, teve o seu nome oficializado como pré-candidato às eleições pelo PDT. A sua vice é a médica Dóris Pedrosa (47 anos), tem uma longa atuação no SUS, nas especialidades de pediatria e saúda da família, em especial no Jardim Canadá.

Já Carlinhos Rodrigues (65 anos) é professor e começou sua carreira política como vereador de Nova Lima, no período de 1989 a 1992. Trabalhou também na gestão de Fernando Pimentel na PBH, em 2003 e 2004, quando foi também coordenador do Programa Bolsa Escola. Então filiado ao PT, governou Nova Lima por dois mandatos, no período de 2005 a 2012. No primeiro mandato derrotou o médico João Carlos (PSDB), candidato apoiado por Vitor Penido; em 2008 foi reeleito, desta vez derrotando o então deputado federal Vitor Penido de Barros. Em 2012, Carlinhos apoiou para sua sucessão Cássio Magnani Júnior, que acabou sendo eleito para a sucessão.

Carlos Rodrigues, que até então estava inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considera que o processo já se exauriu e que não barra a sua candidatura.

Juarez Azevedo (Solidariedade)
O ex-juiz Juarez Azevedo é o pré-candidato do Solidariedade às eleições municipais de Nova Lima. Dr. Juarez, como é mais conhecido, é casado há 42 anos, pai de 3 filhos e avô de 6 netos. Participou da eleição municipal de 2016 pelo PSDB, mas teve a sua candidatura retirada pelo fato do seu partido à época, apoiar Vitor Penido.

Dr. Juarez é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Ciências Jurídico Forenses pela Faculdade de Lisboa. Exerceu a magistratura por 28 anos, 25 deles em Nova Lima.

O Candidato participou de vários projetos importantes para a cidade, como a construção da APAC Nova Lima e da APAC Feminina, iniciativas pelas quais, foi agraciado com a menção honrosa pelo Instituto Innovare em 2011 e vencedor, na categoria Personalidade do Ano, do Prêmio Bom Exemplo 2016.

Dr. Juarez concorre, pela primeira vez, às eleições para a Prefeitura de Nova Lima. Além do Solidariedade, sua candidatura tem o apoio do Avante, Partido Liberal e do PSL.

João Marcelo Dieguez (Cidadania)
João Marcelo Dieguez Pereira tem 28 anos e é de Nova Lima. Atualmente, ocupa a cadeira de vice-prefeito na cidade, no mandato 2017-2020.

É técnico em Administração pela Escola de Formação Gerencial do Sebrae e formado em Administração pela UNA. Em 2017, especializou-se em Administração Pública com foco em Planejamento, Gestão e Finanças.
É conhecido por seu trabalho social, Papai Noel Mirim, projeto que idealizou e fundou, ainda quando criança, e, posteriormente, foi oficializado como Organização Não Governamental.
Iniciou sua atuação política em 2012, quando, aos 20 anos, candidatou-se a vereador, em Nova Lima, pelo PPS. Com uma campanha inovadora, simples e sem padrinhos políticos, foi o 10º candidato mais votado da cidade. Não foi eleito, pois o partido não atingiu o coeficiente eleitoral. Em 2016, aos 24 anos, foi convidado a formar a chapa com Vitor Penido para a prefeitura de Nova Lima. Foram eleitos com 33 mil votos, aproximadamente 70% dos votos válidos.. Em 2020, foi um dos aprovados, em todo o Brasil, no Programa de Lideranças Cívicas do Movimento Acredito, que busca a renovação política no País.

Flávio de Almeida (PT)
Flávio de Almeida será o candidato a Prefeito do Partido dos Trabalhadores em Nova Lima. A vice é a microempresária Júlia Giovanni. Flávio de Almeida é militar e graduado em Direito. Foi Secretário de Segurança entre os meses de outubro de 2010 e abril de 2012, e está em seu quinto mandato como vereador. Mora em Nova Lima, no bairro Jardim Canadá, há mais de 27 anos. É pai e avô. Iniciou sua carreira militar em 1987, quando prestou concurso para tornar-se membro da PMMG. Atuou também na instituição dos Bombeiros de Minas Gerais. Desde 1993, participa ativamente dos movimentos sociais da cidade. Nesta época, fundou a Associação de seu bairro e o a Creche Comunitária São Judas Tadeu, que hoje atende cerca de 680 crianças.

Em 2000, entrou para a vida política, sendo eleito para o mandato legislativo em sua primeira tentativa. Para atuar de maneira mais efetiva no serviço público, se formou no curso de Direito, em 2010, na Faculdade de Sabará. Em 2019, pós graduou na área de Processo Civil.

Suas diretrizes políticas baseiam-se em construção de um governo popular e participativo, que valorize o trabalhador e ofereça oportunidades de desenvolvimento social e econômico para todas as regiões do município.

Fonte e foto: Jornal Belvedere

Link: Jornal Belvedere • BH