Incertezas pairam no cenário político para as eleições municipais em 2020, o motivo não é apenas a Pandemia do Covid-19, mas há grande dúvida na cabeça do eleitor em meio a tanta corrupção nos partidos políticos do Brasil. Em Nova Lima cinco partidos concorrem a Prefeitura, vamos analisar cada um desses partidos no cenário brasileiro, com relação a práticas corruptas e suas principais figuras nacionais.
Juarez Azevedo é pré-candidato pelo Solidariedade em Nova Lima. Neste mês, no dia 6, o presidente do Partido Solidariedade, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE-SP), foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e dois meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Vale lembrar que Paulinho da Força defendeu veementemente a continuidade da obrigatoriedade da contribuição compulsória dos Sindicatos, ferindo o direito de escolha do trabalhador. Neste Partido também militam vários políticos que respondem na justiça, como Augusto Coutinho, Deputado Federal (SOLIDARIEDADE-PE); Aureo Ribeiro, Deputado Federal (SOLIDARIEDADE-RJ); e Genecias Noronha, Deputado Federal (SOLIDARIEDADE-CE).
Wesley de Jesus é pré-candidato pelo Democratas (DEM), partido no qual seu padrinho político, Vitor Penido, tem uma atuação há décadas. No DEM existem muitos nomes que respondem a processos e acusações de todo tipo: Rodrigo Maia, presidente da Câmara e deputado (DEM-RJ), acusado de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro; Rodrigo Garcia, deputado federal (DEM-SP), acusado de receber verbas indevidas durante campanha eleitoral, não declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE); José Carlos Aleluia, deputado federal (DEM-BA), acusado de recebimento de vantagem indevida e ocultação de origem de bens, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado (DEM-AP). Na política municipal pertencem ao Democratas o Prefeito Vitor Penido, o bem conhecido Vereador José Guedes e o Vereador Alessandro Coxinha.
Fausto Niquini é o pré-candidato pelo Partido Social Democrático (PSD) à Prefeitura em Nova Lima, no qual já está filiado há muitos anos. No PSD há muitos políticos encrencados com a justiça, com destaque para Gilberto Kassab (DEM-SP), ex ministro de Michel Temer, atual secretário da casa civil do Governo Dória, que é alvo de inquéritos, um por recebimento de vantagens indevidas, ainda enquanto prefeito de São Paulo, e no outro inquérito delatores afirmaram que a Odebrecht acertou um pagamento de propina de 5% no valor de obras viárias em São Paulo no ano de 2008, corrupção política, nepotismo e tráfico de influência, um podre currículo na política brasileira.
Entre outros casos de corrupção vamos destacar um que está mais próximo, respondendo a vários processos judiciais, o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), sobrinho de Clésio Andrade, que atuou como vice-governador de Minas Gerais, de 2003 a 2006, no primeiro mandato do então governador Aécio Neves (PSDB); e senador por Minas Gerais, de 2011 a 2014, quando foi Réu no mensalão tucano, renunciando ao mandato.
O Soldado Flávio é o pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido no qual tem uma longa militância, O PT chegou à presidência através de campanhas anticorrupção, um discurso cheio de esperança, que caiu por terra mediante os escândalos provocados pelos atos inescrupulosos de muitos membros do partido. Os casos de corrupção nos mandatos do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff corromperam à imagem do partido, e também dos ex-presidentes. Os principais escândalos, conhecidos como “mensalão” e “petrolão” levaram a cadeia muitos ex dirigentes partidários.
Sérgio Americano Mendes foi candidato a Deputado Estadual pelo PARTIDO NOVO em 2018, obtendo excelente votação em Nova Lima, apesar disto o NOVO nacional não autorizou a abertura de Diretório do partido em Nova Lima, supostamente por problemas entre o Presidente do Novo, João Amoedo, e o Governador Zema. Recentemente seus partidários migraram para o PODEMOS.
O NOVO não possui ainda políticos processados e são figuras de destaque do partido o Governador Zema (NOVO-MG) e Marcel Van Hatten (NOVO-RS), já no Podemos, de acordo com o site Ranking dos Políticos, existem alguns condenados, como o Senador Elmano Férrer, (PODEMOS-PI), condenado à perda de direitos políticos por três anos e pagamento de multa. Também temos o Deputado Federal Bacelar (PODEMOS-BA), condenado a pagar multa e a ressarcir os cofres públicos em R$ 770 mil por diversas irregularidades em contratos durante a sua gestão. A frente do Podemos em Minas Gerais temos deputado federal Igor Timo, ele não responde a processos na justiça.
Como se vê, existem partidos mais e outros menos enrolados com práticas espúrias, além de algumas figuras com ampla rejeição popular. Diante deste quadro, caberá ao eleitor analisar o histórico de cada partido e escolher o com melhor caráter para representar o poder executivo em Nova Lima a partir de 2021. Perdida esta chance de mudança, o eleitor somente terá outra chance daqui a 4 anos.
Fonte e foto: Gazeta Livre
Link: Gazeta Livre